Qual a importância do associativismo empresarial?

A premissa desse modelo de gestão visa a cooperação entre os indivíduos que integram uma mesma rede na promoção do crescimento de todos.

Hoje quero falar com você especialmente sobre o associativismo empresarial e a sua importância para o sucesso do seu negócio. Se você nunca ouviu falar no termo, está na hora de entender como o associativismo empresarial pode mudar a sua forma de gestão e possibilitar o crescimento do seu negócio.

Somente quem tem uma empresa sabe como é difícil administrá-la em prol do seu crescimento. Dessa forma, o associativismo pode ser uma boa maneira de favorecer o fortalecimento do seu empreendimento. A premissa desse modelo de gestão visa a cooperação entre os indivíduos que integram uma mesma rede na promoção do crescimento de todos.

A partir do associativismo empresarial a máxima de que a união faz a força acaba realmente válida. Com a junção da força de diferentes empresas com objetivos e interesses em comum se faz possível obter grandes conquistas.

Nesse sentido o associativismo pode ser extremamente importante principalmente para os empreendimentos de pequeno porte que são os que mais se beneficiam nessa modalidade de gestão cooperativa.

 

O que é o associativismo empresarial?

 

Na prática o associativismo empresarial surgiu muito antes de receber nome por esse termo que acaba sendo bem mais recente que a própria prática. Para que ocorra, basta apenas que diferentes empresas de qualquer ramo de atuação tenham algo em comum. E pode ser de qualquer área mesmo, o importante é que tenham algo em comum.

Dentre um dos fatores que pode favorecer o associativismo está, por exemplo, a localização da empresa. A Associação Comercial de São Paulo agrega empreendedores de São Paulo. Essa é uma maneira de agrupá-los favorecendo oportunidades de aproximação para ações conjuntas.

 

Seu pequeno negócio passa a ter chance com o associativismo empresarial

 

Com o associativismo empresarial o seu negócio passa a ter chance de se destacar em meio ao mercado cada vez mais acirrado e competitivo. Como sabemos o mercado, nos mais diferentes segmentos acaba sendo extremamente competitivo e se destacar e superar grandes corporações não está nada fácil.

Segundo dados divulgados recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, a cada quatro empresas de pequeno ou médio porte, três fecham antes mesmo de completar dois anos.

Com o associativismo é possível fortalecer estes empreendimentos de modo que possam se destacar em meio as grandes corporações e possam sobreviver. Através das ações em conjunto que o associativismo permite todos saem ganhando mais principalmente empresas de pequeno e médio porte se tornam mais competitivas e podem com isso fortalecerem sua presença no mercado em que atuam.

Dentre as conquistas que podem ser obtidas a partir da colaboração de todos os indivíduos da rede está, por exemplo, vantagens de caráter econômico, representatividade do segmento ou mercado em que atuam, assim como a plena defesa dos interesses da categoria.

Esses são apenas alguns dos exemplos que podemos mencionar. Há muitos outros que são possíveis de serem alcançados a partir da colaboração empresarial entre empresas de diferentes setores. Além disso, empresários associados possuem benefícios relacionados a gestão diária do seu negócio, como, por exemplo, condições exclusivas para a contratação de determinados serviços.

 

Qual a importância do associativismo empresarial?

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri