Muitas empresas ainda subestimam os processos de gestão de seus colaboradores e os impactos que isso tem sobre a eficácia e produtividade das equipes geridas. Ou seja, métodos e práticas de gestão impactam diretamente os resultados obtidos. Hoje falaremos especialmente dos ERPs ou os chamados sistemas de gestão integrados.
Dessa forma, visto a importância da produtividade para a gestão e o sucesso da empresa, por que investir em planilhas e outras métricas que unicamente servem para dispersar e atrapalhar a realização de processos complexos quando se pode investir e se beneficiar dos resultados dos processos de gestão integrados, os ERPs?
Mas afinal, o que são os ERPs?
Podemos entender os ERPs como softwares altamente desenvolvidos que apresentam dados integrados sobre as atividades de diferentes áreas da empresa.
Os ERPs realizam a automatização bem como a interação entre diferentes fluxos de informação dos inúmeros setores da empresa. A adoção do uso deste mecanismo e dos softwares nos quais se apresenta leva a redução dos custos, a otimização dos processos operacionais tal como a identificação de falhas na gestão e a identificação dos chamados gargalos.
Apesar das vantagens que o uso dos ERPs proporciona para a empresa como um todo são poucas as que realmente se utilizam dessa ferramenta e poucas das que se utilizam se utilizam da maneira correta.
Entendendo a importância prática dos ERPs
Quando uma empresa de determinado segmento realiza uma venda após um orçamento por exemplo há um processo de gestão ou uma cadeia de processos. Ao menos deveria haver. Da mesma forma há vários setores da empresa que estão ou deveriam estar envolvidos em um processo de venda e igualmente receberem informações sobre ele.
Por exemplo, no caso de uma venda realizada o setor de vendas detém a informação e deve ou deveria repassá-la aos demais setores envolvidos como compras, no caso de eventual redução significativa de estoque, também deveria informar o próprio departamento responsável pelo controle do estoque para que não corra o risco de vender um produto esgotado e o seu financeiro no tocante a entrada de recursos.
Muitas empresas realizam essa comunicação manualmente quando realizam e nem todos os departamentos que deveriam ser informados o são. Dessa forma, como fazer gestão?
Percebe como um simples processo relacionado a uma venda é mais complexo do que simplesmente vender e emitir a nota fiscal para o cliente?
A adoção de ERPs torna a gestão mais eficiente e traz melhores resultados
A adoção de ERPs na empresa torna a gestão mais eficiente e consequentemente torna a empresa apta a obter melhores resultados.
E vale destacar que a melhor gestão empresarial resulta igualmente no melhor atendimento às demandas e necessidades dos clientes e potenciais clientes. Dessa forma, mais do que melhorar o processo de gestão da equipe e a produtividade, se melhora as chances de atendimento mais assertivo do cliente.
Sem contar que processos que são realizados manualmente de maneira assíncrona podem levar a empresa a erros de gestão e a dificultar a tomada de decisões.
© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri