Até onde a administração pode te levar? Case de sucesso: Lupo completa 100 anos

A Lupo completa 100 anos e traz consigo uma trajetória de lutas e desafios enfrentados pela CEO Liliana Aufiero, que está à frente da administração da empresa há quase 30 anos.

Neste ano de 2021, a Lupo completa 100 anos de atividades no setor têxtil. Em sua trajetória de conquistas e sucessos recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento como uma marca Alto Renome.

Esta foi a primeira marca nacional do setor têxtil a receber esta denominação por já estar gravada na memória dos brasileiros. Além disso, inovou na pandemia com o desenvolvimento de máscaras com tecnologia antiviral e antibacteriana Amni Virus-Bac Off.

Conheça com esse artigo como a herdeira e CEO Liliana Aufiero, neta do fundador, traçou a trajetória de sucesso da empresa desde que assumiu a administração da empresa há 28 anos atrás.

 

A CEO que ousou fazer a diferença na Lupo


A empresa foi fundada pelo avô de Liliana, o imigrante italiano Henrique Lupo, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, em 1921. Depois de 50 anos à frente da empresa, a gestão passou a ser exercida pelos herdeiros e acabou chegando à beira da falência.

Em 1993, os acionistas chegaram à conclusão que a alternativa para a crise era vender a empresa. Foi nesse momento, que Liliana Aufiero fez a seguinte proposta:

“Eu tive a coragem – ou melhor, a inconsequência – de fazer o que ninguém estava fazendo. Pedi para me darem um ano de trabalho na empresa antes de vendê-la. Seria o tempo necessário para arrumar a casa e, então, negociar em melhores condições. Do jeito que estava, não renderia mais que uma escova de dente”.

Além de coragem, Liliana tem em sua bagagem o fato de ter sido a primeira mulher a entrar para a faculdade de engenharia da USP. Ao concluir o curso em 1967, fez especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Atuou em escritórios de engenharia por 18 anos e participou da diretoria da Lupo por duas vezes, antes de assumir efetivamente a presidência em 1993.

 

A recuperação da empresa Lupo SA


Ao assumir a administração da empresa, Liliana Aufiero comenta que a situação era caótica. Pois não tinham dinheiro em caixa, muito menos crédito na praça e as promissórias estavam por toda a parte. Para começar, decidiu interromper o pagamento desses títulos.

Depois de alguns meses, aceitou a negociação proposta pelo banco. Mas, para quitar as parcelas com o banco, foi obrigada a interromper o pagamento dos impostos. De fato, foram nove meses de aperto para saldar toda a dívida com o banco.

Resolvido esse problema, o próximo passo foi negociar com o governo os impostos atrasados, que significou mais três anos de aperto até quitar toda a dívida.

Ao mesmo tempo que solucionava o problema financeiro, adotou uma estratégia para gerar o crescimento e expansão do negócio. Nesse sentido, unificou a fábrica que estava instalada em dois locais distintos na cidade, optando pela área com o terreno maior.

Outra medida foi a realização da substituição de uma parte do velho maquinário por equipamentos de última geração. De fato, isso é uma marca da gestora que anualmente adquire equipamentos com tecnologia de ponta. 

Também implementou a constituição de um comitê estratégico para refletir sobre os principais aspectos da administração da empresa. Neste sentido, o grupo formado por ela e quatro funcionários realizaram um retiro de uma semana na fazenda da família Lupo.

O comitê analisou a rentabilidade de cada produto e definiu a reestruturação administrativa reduzindo o quadro de gerentes e de funcionários. Sem dúvida, foi decisivo para a empresa a abertura da primeira loja Lupo, fazendo a ponte entre a indústria e o varejo.

 

A empresa Lupo aos 100 anos


Atualmente, é uma empresa líder de mercado, com uma bagagem repleta de inovações tecnológicas no setor têxtil e antenada nas necessidades do mercado. Uma prova disso é o  desenvolvimento de máscaras com tecnologia antiviral e antibacteriana Amni Virus-Bac Off.

De fato, percebeu no cenário da pandemia uma oportunidade de expandir os negócios e desenvolver ações voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social. Por isso tudo é que recebeu do INPI o reconhecimento de marca Alto Renome.

Sem dúvida, o desempenho da empresa é o reflexo de uma gestão estratégica e competitiva, utilizando de tecnologia e inovação como ferramentas para o sucesso. Ou seja, uma administração com visão empreendedora e perspectivas de futuro.

 

Adesan


Apresentamos uma parte da trajetória da Lupo para salientar como uma gestão estratégica e competitiva determina o sucesso de um negócio. A CEO Liliana Aufiero assumiu há 28 anos esse desafio e traçou uma trajetória de sucesso e inovação no setor têxtil.

Esperamos que as informações sobre o tema tenham sido úteis para você. Se precisar de mais detalhes entre em contato, teremos prazer em atendê-lo.

A Adesan, Associação dos Administradores de Santos, tem por finalidade promover a união dos Administradores e a sociedade civil, no convívio social, cultural, recreativo e desportivo.

Sendo que tem por base territorial a abrangência dos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga.

Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e aproveite para conhecer os nossos convênios e benefícios que oferecemos aos associados.

Até onde a administração pode te levar? Case de sucesso: Lupo completa 100 anos

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri