Como lidar com a gestão de equipes remotas

De fato, gerenciar equipes remotas pode ser assustador. Mas, no mundo moderno e acelerado de hoje, tornou-se uma necessidade.


Trabalhar em casa, teletrabalho, trabalho remoto - chame do que quiser, mas não há como negar que esta é a nova norma.
Hoje, vamos desvendar os segredos da gestão de equipes remotas de uma maneira bem descontraída, quase como se estivéssemos jogando conversa fora em uma tarde preguiçosa de domingo.
Como lidar com a gestão de equipes remotas
A importância da comunicação
Em primeiro lugar, a comunicação é o super-herói mascarado da gestão remota. Sem ela, estamos todos perdidos em uma ilha deserta, gritando no vazio. Mas com uma comunicação eficaz, a distância física torna-se irrelevante.
Em vez de confiar apenas em e-mails, por que não experimentar uma variedade de ferramentas de comunicação? Slack, Teams, Zoom, Google Meet, não faltam opções.
E não se esqueça do bom e velho telefone. Às vezes, uma ligação rápida pode resolver o que teria sido um longo e confuso e-mail.
Estabeleça expectativas claras
Outro elemento chave para o sucesso do trabalho remoto é o estabelecimento de expectativas claras. Isto inclui prazos, qualidade do trabalho, horário de trabalho e disponibilidade.
O trabalho remoto pode criar uma nebulosa bola de neve de "estou sempre no trabalho porque o trabalho está em casa", que não é saudável para ninguém.
Portanto, é essencial estabelecer limites claros. Se possível, incentive seus colaboradores a terem um espaço dedicado ao trabalho em suas casas, que possa ser separado das áreas de lazer.
Faça check-ins regulares
O check-in regular com os membros da sua equipe é uma ótima maneira de manter o envolvimento e a motivação.
Isto não significa que você precisa microgerenciar ou vigiar cada movimento deles. Pelo contrário, é sobre mostrar interesse em seu progresso e bem-estar.
Os check-ins também podem ajudar a identificar problemas mais cedo, permitindo que sejam tratados antes que se tornem maiores.
Promova a cultura e o engajamento da equipe
Só porque estamos todos fisicamente separados, não significa que a cultura da equipe deve ser esquecida.
Encontrar maneiras criativas de promover a cultura da empresa e o envolvimento da equipe é uma parte fundamental da gestão de equipes remotas.
Isto pode ser tão simples como ter uma videochamada casual na sexta-feira, organizar concursos virtuais ou compartilhar pequenas vitórias e marcos.
De fato, qualquer atividade que faça com que a equipe se sinta conectada e apreciada pode ter um grande impacto na moral e na produtividade.
Investir em formação e desenvolvimento
A formação e o desenvolvimento contínuos são vitais em qualquer ambiente de trabalho, e isso não muda só porque estamos trabalhando remotamente.
Por isso, certifique-se de que sua equipe tem acesso a recursos e oportunidades para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Isso não só beneficia a empresa a longo prazo, mas também demonstra aos colaboradores que você valoriza seu crescimento e progresso.
 

Como lidar com a gestão de equipes remotas

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri