Entenda como o metaverso já começa a invadir a nossa realidade

Além da Meta outras grandes empresas como a Nike, a Adidas e a Microsoft também já anunciaram que esperam explorar o metaverso, que na prática consiste em um conceito de ambiente digital de i

O metaverso já é uma realidade para esse ano de 2022. O ano de 2021 foi marcado especialmente por uma grande migração de inúmeros serviços do ambiente físico para o digital, como a chegada do Pix que já é uma realidade, o Open Finance que ainda está engatinhando, mas tende a se estabelecer, e o crescimento, popularização e uso das criptomoedas, com destaque especial as NFT’s.

 

Embora fosse um termo desconhecido até pouco tempo atrás, o metaverso se mostra revolucionário, levando o antigo Facebook, de Mark Zuckerberg, a mudar de nome, passando agora a se chamar Meta, isso pelo foco da empresa no trabalho com o metaverso. Também é pelo metaverso e a exploração desse mercado que a Meta espera contratar mais de dez mil profissionais de diferentes áreas para trabalhar no seu projeto.

 

Além da Meta outras grandes empresas como a Nike, a Adidas e a Microsoft também já anunciaram que esperam explorar o metaverso, que na prática consiste em um conceito de ambiente digital de imersão.

 

O que é o metaverso e como ele está tão presente em nossas vidas

O metaverso abrange um universo de tecnologias que tem como objetivo fazer uma integração entre o ambiente digital e a vida real, eliminando aquilo que ainda mantém ambos os meios afastados. A partir do metaverso será possível uma plena integração entre o universo digital e o real, onde será possível experimentar, por exemplo, uma roupa virtualmente e recebê-la em casa.

 

Com o metaverso o usuário terá em mãos a possibilidade de ter apenas uma vivência para o mundo físico e o mundo virtual.

 

Hoje ambos os universos são bem limitados. Temos uma experiência híbrida entre digital e real mas as demarcações entre um e outro não trazem ao usuário a experiência ambicionada pelo metaverso.

 

Com a sua chegada é esperado que mesmo diante de uma tela 2D, em uma reunião virtual de trabalho, o participante consiga se esquecer que está em uma experiência virtual. Isso devido ao seu poder de imersão.

 

Quando o metaverso vai chegar?

A verdade é que cerca de cinco milhões de brasileiros já utilizam o metaverso. São usuários que já transitam pelas ferramentas e funcionalidades imersas sob o conceito do metaverso.

 

O número de brasileiros utilizando tecnologias atreladas ao metaverso apenas reforça a popularização e o crescimento que a proposta tem recebido.

 

Empresas tanto internacionais quanto nacionais, as quais podemos citar como exemplo a Gucci, Polo, Boticário e o Banco do Brasil, já lançaram ambientes integralmente imersos no conceito proposto pelo metaverso.

 

Até o momento, entretanto, o que temos são diferentes universos que fazem parte do metaverso que não se encontram e não interagem entre si. O metaverso é hoje difuso e com diferentes propostas para o usuário, totalmente independentes, mas segundo especialistas isso tende a mudar rapidamente.

 

A ideia é que no futuro tenhamos um ambiente integrado, onde o usuário conseguirá utilizar seus avatares, roupas, casas e correlatos em diferentes plataformas que hoje não se conversam e não são integradas. Isso trará uma nova experiência para o usuário e reforçará ainda mais a ideia do metaverso.

Entenda como o metaverso já começa a invadir a nossa realidade

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri