Você já ouviu falar das escolas de Administração Estratégica? A formação estratégica de uma empresa, seja ela de qual ramo for, é fundamental para assegurar-lhe o sucesso, sendo este um elemento fundamental. Justamente por isso, é preciso elaborar a estratégica com base na realidade do negócio, seus objetivos e sobretudo a sua dinamicidade.
Cada qual com suas ideologias e filosofias diferentes, veja abaixo algumas das principais escolas de Administração Estratégica. Cada escola apresenta abordagens distintas para os mesmos fatores, que podem ser desdes recursos até mesmo o próprio meio e isso vai te ajudar a identificar qual a melhor maneira de seguir na formulação da estratégia do seu negócio.
Vale reforçar novamente que a estratégia que a empresa adota frente ao mercado é fundamental para o seu sucesso e sobretudo para que ela possa se perpetuar no mercado. De acordo com Mintzberg existem três diferentes tipos de escola de estratégia, e são elas: as escolas prescritivas, as descritivas e as configurativas.
Administração Estratégica: Escola do Design
A Escola do Design concede a formação da estratégia como uma concepção. Dentre suas características busca um permanente equilíbrio entre suas capacidades internas e possibilidades externas. Essa manobra tem o intuito de tentar posicionar a empresa em seu ambiente.
Um exemplo consiste na análise Swot para avaliar os pontos fortes de acordo com a sua realidade organizacional e os fracos de acordo com o meio externo.
Escola do posicionamento
A formação da estratégia da empresa é vista como parte de um processo analítico. O administrador sob essa vertente é um convicto analista que faz uma análise dos dados e fatos passados com o intuito de tentar prever o futuro.
Escola empreendedora
A tomada de forma da estratégia é um processo visionário que está sobretudo na mente do líder que tem como principal característica visão de longo prazo e senso de direção para trilhar um caminho rumo aos objetivos estabelecidos.
Nessa escola a visão estratégica é deliberada, maleável e emergente. Sendo seus principais focos no aprendizado e no controle.
Escola Cognitiva
Nessa escola, o processo de formulação da estratégia é entendido como um processo mental. É resultado de como os indivíduos formulam estratégias em sua mente através de estímulos e informações que o ambiente lhe proporciona. Essa escola reconhece o processo mental do estrategista e como há muito a se desvendar sobre a sua subjetividade.
Escola Ambiental
A estratégia resulta de um processo de reação. Nessa perspectiva a organização está em posição passiva e apenas reage ao meio no qual está inserida. A organização unicamente cria estratégias de acordo com o que o meio propõe para ela. Tudo que não é a organização se entende como meio.
Escola Configurativa
A estratégia consiste em um processo de transformação e de constante mudança nas estruturas, apresentando inovação. Para que a estratégia da organização mude, a partir dessa escola ela precisa mudar sua configuração, o que resultará em uma mudança profunda na organização. A Fugi por exemplo deixou de comercializar filmes fotográficos para vender máquinas digitais.
© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri