O que são fundos imobiliários?
Quando falamos de um fundo de investimento imobiliário, queremos dizer uma forma de investir coletivamente em imóveis. Ou seja, o fundo de investimento imobiliário coloca o dinheiro dos investidores em projetos de desenvolvimento imobiliário com o objetivo de rentabilizá-lo.
Por exemplo, para a construção de um projeto imobiliário é necessário o financiamento. E precisamente, os fundos imobiliários representam uma das formas mais fáceis e eficazes de obter o investimento que é necessário.
Normalmente, os fundos de investimento imobiliário geram a possibilidade de investimento de forma diversificada. Em outras palavras, não só se pode participar num único projeto, podem ser feitos diferentes investimentos em vários projetos imobiliários que são potencialmente rentáveis.
Desta forma, as pessoas que fazem parte do fundo de investimento obtêm os seus lucros de acordo com o seu nível de participação no investimento e, normalmente, o retorno é refletido a médio ou longo prazo.
Como funciona um fundo de investimento imobiliário?
Normalmente, a maioria dos fundos de investimento tem uma administração empresarial especializada. Esta organização é encarregada de levantar as condições do fundo de investimento.
Por exemplo, aspectos como: quanto tempo durará o fundo; quais são as condições de entrada e saída; qual é o nível de risco que será assumido no investimento; quais são os regulamentos que regem a administração do fundo; quais são as garantias que os administradores oferecem aos investidores, etc.
Uma vez que o conselho ou a administração deixem totalmente claro sobre os termos e condições em que o fundo de investimento imobiliário será baseado, é possível dar luz verde ao investimento.
Tipos de fundos imobiliários
Existem diferentes classes de fundos imobiliários, pois variam de acordo com o nível de risco de investimento, as regras internas e o número de participações que você tem. A seguir, contamos-lhe quais são os principais tipos de fundos imobiliários:
Fundo imobiliário de renda de aluguel
Refere-se aos fundos que são rentáveis a partir do aluguel de uma propriedade construída. Por exemplo, locais comerciais, escritórios ou casas. Estes são geralmente os fundos menos arriscados.
Fundos de desenvolvimento
Estes são fundos que recebem um retorno a longo prazo. Ou seja, o investimento é feito em um projeto que começa a partir da aquisição de um terreno para construir uma propriedade e, finalmente, colocá-lo à venda.
O seu nível de risco é moderado, no entanto, o tempo de rentabilidade é bastante longo.
Fundos imobiliários de compra e venda
Estes são os fundos em que as administrações procuram propriedades para comprar e, posteriormente, revender.
Este tipo de fundos são os mais arriscados, porque vários erros podem ser cometidos se não se conhecer em detalhe como funciona o mercado atual.
De qualquer forma, os fundos de investimento imobiliários são uma ferramenta muito boa para investir, uma vez que, graças a terem uma abordagem diversificada, o nível de risco que se lida é menor do que outros tipos de investimentos.
© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri