Coaching e mentoring

Termos coaching e mentoring podem ser compreendido de maneira equivocada, ao pensar que são semelhantes, as abordagens são bem distintas entre si.

Termos coaching e mentoring podem ser compreendido de maneira equivocada, ao pensar que são semelhantes, as abordagens são bem distintas entre si.

 

Essa confusão pode ser justificada pois nos dois métodos a finalidade é a mesma: auxiliar alguém a identificar e superar as próprias limitações para alcançar os objetivos desejados.

 

Ao analisar mais de perto as duas metodologias de trabalho, pode-se observar que as ferramentas e abordagens utilizadas são totalmente diferentes. Por isso é importante ressaltar que não existe um único caminho a ser traçado que atinja um objetivo definido, pois há muitas maneiras de fomentar o crescimento pessoal de cada um e o crescimento de uma empresa como um todo.


Coaching e mentoring: principais características e benefícios do coaching

 

O coaching é considerado um processo que acelera os resultados desejados através do desenvolvimento de competências e habilidades. Em tradução literal, o termo coach significa treinador. Esse processo pode ser realizado em encontros periódicos onde o profissional designa tarefas definidas em acordo com o cliente.


O profissional parte do princípio que o cliente já detém de todas as respostas para os próprios problemas, no entanto, precisa ser ajudado a isso por um profissional capacitado.

Por isso, os principais benefícios do coach são: o autoconhecimento fortalecendo a autoestima e autoconfiança, desenvolvimento da inteligência emocional e melhora na produtividade.

 

Principais características e benefícios do mentoring

Já o mentoring é onde o profissional, geralmente por ser mais velho e experiente, oferece uma tutoria onde profissionais mais jovens, e em início de carreira, são orientados e onde o profissional de mentoring compartilha experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.


Esse processo de mentoria pode ocorrer de modo informal, ou seja, sem que o serviço seja contratado, e geralmente acontece entre relações pessoais mais próximas como amigos e familiares. Já o modo formal é quando um profissional contrata de fato um mentor para auxiliá-lo em sua jornada profissional. E pode ser bem enriquecedor quando aplicado a um time de colaboradores na empresa.

 

Os principais benefícios do processo de mentoring são: o cliente consegue evitar erros comuns ao início de carreira, possibilidade de acelerar o sucesso profissional já que contará com a ajuda de alguém que já conhece o caminho, desenvolvimento de competências e habilidades que, naturalmente, demoraria mais tempo para serem adquiridas e ainda receber feedbacks objetivos de alguém com mais experiência.

 

Principais diferenças entre coaching e mentoring

Uma das principais diferenças entre as duas metodologias de trabalho é que no caso do mentoring, o foco é a vida profissional do mentorado, mesmo que os ensinamentos também possam ser aplicados na vida pessoal. Já o coaching tem uma abordagem mais abrangente, a princípio.


Uma outra diferença considerável é o tempo. No mentoring não possui nenhuma característica que possa limitar o período entre as sessões, enquanto no coaching isso é definido logo na primeira sessão e tem duração média de 3 a 6 meses.


De posse dessas informações principais, a empresa que tem os principais pontos mapeados, conseguirá definir qual método pode ser utilizado para desenvolver habilidades interessantes para os seus colaboradores, melhorar a sensação de bem-estar na empresa e assim, alavancar a produção. Assim, o recomendável é aliar as duas abordagens para um resultado mais amplo e efetivo.



 

Coaching e mentoring

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri