Para ajudá-lo a crescer, preparamos este artigo. Nele, você encontrará dicas de ouro, que o ajudarão na missão de melhorar a gestão financeira da empresa! Confira!
5 dicas para ter uma melhor gestão da empresa
Mantenha as contas pessoais e comerciais separadas
Um dos maiores erros de quem administra uma empresa de médio ou pequeno porte é misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa.
Embora a empresa tenha sido o resultado de um investimento inicial próprio, assim que se tornar ativa, a empresa deve ter seu próprio dinheiro para se tornar autossuficiente.
Não separar as contas resultará em uma confusão geral na gestão financeira para empresa. Um dos efeitos disso é a perda do controle do saldo financeiro, o que pode resultar em prejuízos em momentos de crise.
Assim sendo, para evitar esse tipo de situação, é ideal determinar um salário fixo para você. Isso é fundamental para você evitar retirar diretamente da conta da empresa. Ao ter um salário fixo, você está agindo corretamente e seguindo os procedimentos contábeis e legais.
Tenha um planejamento financeiro
Para poder realizar a gestão financeira para empresa, é necessário primeiro preparar um plano financeiro. Este plano consiste em cinco partes principais:
o O orçamento de investimentos: Todos os investimentos da sua empresa devem ser mapeados. Pense em carros da empresa ou em novos equipamentos de informática.
o O orçamento para financiamento: O orçamento de financiamento explica como os investimentos necessários são financiados pelo plano de investimentos.
o O orçamento operacional: Neste orçamento está contido a rotatividade e os custos esperados para o próximo ano. Ao elaborar um orçamento operacional, você pode ver rapidamente quanto volume de negócios deve ser revertido para se equilibrar ou se tornar e permanecer mais lucrativo.
o O orçamento de liquidez: Uma visão geral de quanto dinheiro você recebe e gasta mensalmente. Com base nesta seção, você pode determinar diferentes orçamentos: Quanto dinheiro você pode gastar em novos projetos e qual é o valor máximo que você pode gastar em atividades de marketing!
Uso da tecnologia
Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas há quem ainda use métodos desatualizados para a gestão financeira para empresa.
Neste sentido, o uso eficaz da tecnologia requer a aplicação de software e sistemas avançados que, além de tornar as operações mais flexíveis, também reduzem o trabalho manual e proporcionam maior confiabilidade nos dados financeiros e nos relatórios gerados.
Nomeie uma pessoa responsável
Para gerenciar as finanças e o orçamento, é útil nomear alguém como responsável pela gestão financeira para empresa. Dependendo do tamanho da empresa, você pode nomear várias pessoas para isso.
Geralmente, pessoas com formação em contabilidade são as mais adequadas para isso. Deste modo, ao ter pessoas realizando o monitoramento e gerenciamento do plano financeiro, as chances de atingir as metas financeiras aumentam.
Analise periodicamente o fluxo de caixa
No que diz respeito à gestão financeira para empresa, o fluxo de caixa deve ser levado muito a sério, especialmente para pequenas e médias empresas.
Assim sendo, é necessário registrar todas as transações financeiras, de entrada e saída de dinheiro.
Isso apoiará o planejamento financeiro e outras avaliações periódicas, para tornar essa análise uma ferramenta de gerenciamento financeiro mais eficiente.
© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri