Recreativo

Fórum de Debates: Gestão de Clubes Esportivos

Formato do evento:

Cada convidado fará uma exposição de cerca de 20 minutos. O moderador, então, coordenará um debate sobre os assuntos envolvidos no tema. O moderador também abrirá ao auditório perguntas para serem respondidas pelos debatedores.

Ao final, o moderador fará a conclusão e cada debatedor fará suas considerações finais.

 

Assuntos dentro do tema:

- Profissionalização da gestão de clubes;

- Adequação de melhores práticas do mundo empresarial;

- Estrutura jurídica de clubes: associação, clube empresa, outros modelos;

- Estrutura organizacional de clubes;

- Atuação dos Conselhos;

- Dirigentes remunerados e não remunerados;

- Modelos de interesse do exterior: Europa, Estados Unidos, outros mercados;

- Distinções na gestão de clubes focados em futebol e clubes esportivos sociais.

 

Debatedores:

Alex Bourgeois

Há 6 anos no mercado de futebol, foi CEO do São Paulo FC e CEO da TEISA. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro com mais de 10 anos de formação profissional nos EUA em posições estratégicas e de liderança. Exerceu as funções de Special Advisor do General Atlantic, Head para America Latina do Banque Société Générale e Diretor do JP Morgan. Possui MBA em Finanças pelo NYIF de Nova Iorque, e se formou em Matemática pela ETH na Suíça.

Ary Rocco

Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor em regime de turno completo (RTC) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP. Pesquisador Associado (Associate Research Fellow) do Grupo de Estudo em Eventos e Mega Eventos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registrado no CNPq. Coordenou Projeto de Pesquisa "Os novos estádios e arenas e o comportamento do consumidor esportivo: o padrão FIFA de qualidade e o impacto no torcedor brasileiro", financiado pelo CNPq. Também é responsável pelo Projeto de Pesquisa "A falação esportiva e a novela diária do jornalismo: a espetacularização da cobertura do Esporte na mídia impressa brasileira durante a Copa do Mundo 2014", financiado pela FAPESP. Autor dos livros O Gol por um clique - uma incursão ao universo da cultura do torcedor de futebol no Ciberespaço (Novas Edições Acadêmicas, 2015) e Marketing e Gestão do Esporte (Editora Atlas, 2012). Diretor da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM). Colunista de Futebol Argentino e de Negócios do Esporte do programa Jovem Pan No Mundo da Bola, da Rádio Jovem Pan AM (620 MHz).

Adm. Roberto Libardi

Administrador de Clubes atuando neste mercado há 33 anos, Diretor da RL Soluções para Clubes, Consultor especialista em Clubes pela CBC/FNC - Confederação Brasileira de Clubes e SINDI-CLUBE SP, Graduado em Gestão Desportiva e de Lazer pela UNIBAN SP, Co autor dos livros: -Legados de Mega Eventos Esportivos (Ministério do Esporte e CONFEF -2008); -Políticas de Esporte para Juventude -Contribuições para o debate (Inst. Pensarte-2008); -Temas para administração de clubes sociorrecreativos (Factash Editora- 2010).

Moderador:

Marcelo Claro

Experiência de 27 anos de gestão empresarial e liderança de equipes.

É Gerente Executivo do G4 Paulista, entidade de negócios de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Gestor de Projetos de Carreira de Ana Marcela Cunha, nadadora de maratonas aquáticas. Consultor em Gestão e Marketing Esportivo e Consultor Empresarial.

Membro do Grupo de Excelência em Administração Esportiva do CRA-SP e membro do IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

Foi Gerente Executivo da Confederação Brasileira de Hipismo.

Formado em Ciências da Computação pela USP, com MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas por São Paulo, Univ. Europea de Madrid e Escuela de Estudios Universitarios Real Madrid.

 

Data: 21 de Junho de 2016 - Das 19h00 às 21h00. O Welcome Coffee inicia-se às 18h00.

Local: Conselho Regional de Administração de São Paulo - Espaço Manacá 

Apresentações utilizadas

Fotos

Fonte:  cfa.org.br